Translate

1001 reviravoltas da vida e novos projetos

 

Que meses estes, que ano! Que 1001 reviravoltas levou a vida, a tua e a minha.

Há um ano atrás, eu construía uma casa, aos poucos, pedra, a pedra, tábua a tábua. Havia um plano, havia desejos a cumprir e que, segundo o plano, seriam conseguidos.

Apesar de ser freelancer, eu tinha um trabalho que considerava estável, seguro. Mas não era!.. Pois... ser freelancer, não tem nada de seguro! É como viver em constante equilíbrio, mas sem olhar para o abismo! Porque, num instante, tudo pode ruir.

Mas... será que foi assim? De repente? Uma mudança, mesmo parecendo "repentina", não levará ela também o seu tempo a construir-se, preparar-se, para acontecer? Não fará tudo parte de um plano maior?

Nem sempre questionamos, na maioria das vezes preferimos nem saber, se a vida não terá outros planos para nós. Se o prazer e orgulho de saber que o nosso trabalho é útil, bem conseguido e recompensado, supera o cansaço ao fim da semana, os dias em que nos arrastamos para o computador, o sentimento de que "talvez pudesse estar a dedicar-me à minha paixão, em vez de a este trabalho que "me calhou na rifa!".

Eu achava que gostava do meu trabalho pelo simples facto de ser boa no que fazia. Nunca deixaria por vontade própria "aquele" trabalho... mas a vida trocou-me as voltas. Veio uma pandemia que serviu de desculpa para me atirar para o desemprego e me deixar sem chão. Na verdade um "falso desemprego" que é o que acontece quando se trabalha como "falso" trabalhador independente, sempre em benefício do "patrão" e detrimento da segurança e carreira profissional do trabalhador.

O que fiz? Chorei e senti profundamente a injustiça. Depois percebi que a vida podia ter outros planos para mim e que o empurrão para aquele abismo podia na verdade ser para me fazer voar...

Durante os meses que se seguiram, fiz formações online de várias áreas do meu interesse. Obriguei-me a ser produtiva e fiz um site que estava no forno há algum tempo (Portugal Green Heart). Li, pintei e criei. Continuei a construir a minha casa e a arranjar as palhinhas do ninho com todo o amor. Trabalhei no meu jardim e na minha horta. Comprei mais galinhas. Trabalhei também a minha "casa interna".

Às tantas, vi-me entre ideias e projectos sem sequer saber bem a qual me dedicar, e finalmente, começaram a chegar trabalhos que validaram o caminho e que me confirmaram que, é a criar que sou feliz. Seja num projecto de design gráfico, webdesign, a fazer ilustrações, ou outras criações...

Um desses trabalhos foi o logótipo da Eugénia Amaro que podes ver no seu site www.eugeniaamaro.pt.

Outro projecto, mais longo e complexo, foi o design do novo site da Ana Alpande (www.anaalpande.com) minha amiga querida, vizinha e companheira e com quem vou ter o prazer de continuar a colaborar.

Agora, no forno... tenho mil e uma cores para colocar na paleta, no papel, nas telas, no ecrã.

Resgatei o "xengo-delengo-tengo", antigo nome deste blog e do meu projecto Xengo Crafts - Mamã Ju, da altura em que me dedicava ao artesanato e decoração infantil, mas que tem agora uma identidade diferente.

Ainda não estou certa do nome para este projecto de Arte e Design.

Decidi chamar-lhe XDT Studio... mas não tenho a certeza...

Seria melhor usar apenas o meu nome ou Joana Su...? Como já vou usando em várias contas...?

Se tiveres alguma sugestão podes comentar ou enviar-me um email - xdtengo@gmail.com - Se quiseres ajudar-me eu muito agradeço! :) Talvez até prepare umas prendinhas para quem me ajudar neste desafio! (hum... que boa ideia!)

Para já é XDT Studio e aqui podes ver e seguir a minha conta no Instagram -  XDT_STUDIO

Grata por estares desse lado e me acompanhares na minha jornada (ainda que eu seja tão pouco consistente na minha escrita por aqui nos últimos anos).

 Abraços virtuais!

 

Comentários

  1. Parabéns!
    Já aleio desde o xengo-delengo-tengo e sempre gostei muito da sua escrita e das suas ilustrações.
    Fico feliz por si… :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! Muito obrigada! Agradeco tanto a sua visita e simpatia!

      Eliminar

Enviar um comentário

Olá! Que bom que decidiste escrever-me! Obrigada e até já! Com carinho, Joana

Hi! I am so happy that you decided to say hi! Thank you! With Love, Joana

Mensagens populares