Translate

Enraizar e nutrir as nossas raízes

 

 Enraiza.

Nutre a tua terra.

Cuida do teu espaço.

Há muitos anos que digo que, apesar de não ser "daqui", foi AQUI que escolhi lançar as minhas raízes. Não sei se escolhi, se estas terras me escolheram a mim, uma vez que não planei nada disto. Mas foi nesta paisagem, nestas montanhas, que encontrei a minha terra e fiz o meu ninho.

Quando me mudei para cá, para a zona centro, para o sopé da serra da estrela, estava apenas à procura do aconchego da família. Era aqui que estavam os meus pais e os meus irmãos mais novos. Após vários anos fora do ninho, senti que precisava de voltar ao "lar.

Viver num sítio novo é sempre um desafio. Desafio a que me habituei desde bem cedo, embora nem sempre superando com facilidade, por isso, a minha cidade natal era a minha eterna casa, a única onde sentia que pertencia (um pouco)... Mas, na verdade, sempre me senti mais do campo do que da cidade, e então, eu sabia cá no fundo, que não ficaria por ali.

Hoje em dia, continuo a morar na zona onde há 15 anos vim "procurar" o aconchego da família. Entretanto o resto da minha família voou para outras paragens, e hoje somos apenas nós, eu, o João e os nossos dois filhos a viver nestas bandas da Serra da Estrela. Não digo que nunca sairei, não sei o que o futuro nos reserva. Mas é aqui, e após estes anos, que permaneço, e onde sei que pertenço.

Aqui lancei a minha raiz. E cuido da minha raiz com amor, tanto quanto cresce o meu amor por estas terras do vale do mondego. E uma raiz cuidada, nutrida, é forte e saudável.

E por falar em raízes... tradições, família... Eis que chega dezembro e a época que antecede o natal.

O dia 1 de dezembro é por norma o dia em que cumprimos a nossa tradição de montar a árvore de natal. É uma época em que apreciamos ainda mais o aconchego, a magia, o conforto do lar. Esta época é sempre especial, mas este ano, em particular, a magia é mesmo, mesmo necessária.

Vamos espalhar magia?

x

joana 



 

Comentários

Mensagens populares