Translate

Casas Naturais (II) - Planear a casa

Planear a casa.
É neste ponto que estamos.
Escolher a técnica: Será talvez um misto de técnica tradicional (mas com o mínimo de recurso a cimentos e tijolo, ou bloco de cimento) com uma técnica de construção natural, pois queremos que seja o mais natural, ecológico e económico possível.

O que já existe: Uma pequena casa de dois pisos com cerca de 25 metros quadrados (x 2 pisos) em pedra (granito) que queremos obviamente manter, e aumentar. A maioria das telhas estão em bom estado, apenas temos de substituir uma ou outra partida, mas não existe forro, vamos por isso remover o telhado, fazer forro e isolamento e colocar telha novamente. Aumentar a janela e um pouco a altura da porta. O chão que divide os dois pisos é cimento e tijolo. Ficaria dispendioso partir tudo para colocar madeira, por isso vamos manter, abrindo apenas o espaço para as escadas de ligação dos dois pisos. Construir as escadas - madeira (provavelmente).




Ainda não sabemos bem como fazer o aumento. Para o lado, para a frente, para trás...? Qual  qual a técnica de construção que vamos usar: superabobe, earthbags, fardos de palha, um misto de várias...? pfff.... A coisa tem de ser bem estudada. Uma aventura! Aqui vamos nós!

Porquê construir natural?  Aqui um post acerca.


Construção: Superadobe


Construção: fardos de palha


Construção: Cob


Comentários

  1. Ai quase que uma tela em branco cheia de potencialidades! :) Tão bom e ao mesmo tempo tão caótico dado o manancial de potencialidades! :)

    Devo confessar que a do fardos de palha só me faz pensar num enorme atchim! (sou bem alérgica à palha!!!)

    Boa sorte! :) :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Olá! Que bom que decidiste escrever-me! Obrigada e até já! Com carinho, Joana

Hi! I am so happy that you decided to say hi! Thank you! With Love, Joana

Mensagens populares